sexta-feira, 31 de maio de 2013

Novo Virus é Ameaça Mundial



Um novo vírus, semelhante ao que causou em 2003 a epidemia de síndrome respiratória aguda grave (SARS) é uma "ameaça para o mundo inteiro", alerta a Organização Mundial de Saúde. O número de infetados está agora nos 49, sendo que metade já faleceu.

Margaret Chan, diretora geral da Organização Mundial de Saúde, considera que "não é um problema que um único país afetado possa controlar sozinho", enfatizando que o novo coronavírus é atualmente a sua "maior preocupação".

A preocupação é ainda maior tendo em conta o facto de pouco se saber ainda sobre o vírus, considerando que é da mesma família do que causou uma epidemia de síndrome respitarória aguda grave (SARS), em 2003, que teve origem na Ásia.

"Não sabemos onde se esconde. Não sabemos como as pessoas estão a ser infetadas. Até respondermos a estas questões, estamos de mãos vazias no que toca à prevenção", avisou a responsável, no final de uma cimeira, na Suíça.

Das 49 pessoas infetadas a nível mundial, 27 já morreram, tendo as últimas vítimas sido registadas na Arábia Saudita. Tendo em consideração a concentração de casos no Médio Oriente e a semelhança do novo vírus com o vírus da SARS, a Organização Mundial de Saúde chamou a este novo vírus MERS-CoV, sigla inglesa para "Middle East respiratory symptom coronavirus" ou "coronavírus de sintomas respiratórias do Médio Oriente". 

Em termos sintomáticos, a síndrome começa como uma constipação, com sintomas de febre e tosse, evoluindo posteriormente para um quadro mais grave do ponto de vista da gravidade dos sintomas, conduzindo ao aparecimento de pneumonia e eventual falha renal, podendo com o agravamento dos sintomas resultar na morte do paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário